Cuidado com as dietas!
- Mafalda
- 16 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

No local onde trabalho, quando começa a chegar o tempo do calor, aparecem mais pessoas a perguntar por produtos para emagrecer. O que a maior parte não sabe e nem quer saber, é dos cuidados a ter com esses produtos e o mais grave, é que esperam efeitos milagrosos em pouco tempo.
Outro aspeto muito importante que as pessoas, que pretendem fazer uma dieta sem consultar um médico ou um nutricionista, se esquecem, é que as dietas também devem ser pensadas tendo em conta a existência ou não de alguma doença, ou seja, uma pessoa que seja diabética não pode seguir uma dieta que uma pessoa sem diabetes faz. Outro dos problemas de saúde a ter em conta quando se pensa em fazer dietas, é a hipertenção, assim como as pessoas que sofrem de problemas cardíacos também devem ter cuidados a escolher a dieta. De notar que deve ser sempre consultado um médico ou nutricionista.
O problema das dietas que são publicitadas ao máximo, assim como dos produtos que prometem fazer milagres em pouco tempo, é que podem ser algo radicais, isto é, há dietas radicais que privam o nosso organismo de determinados nutrientes. Devemos ter sempre em conta que o nosso organismo precisa de tudo, na quantidade certa. Inibir determinados nutrientes e proteínas do nosso organismo, pode conduzir a outros problemas de saúde e a carências alimentares.
Outro pormenor muito importante que muitas pessoas se "esquecem", é que o exercício físico deve fazer parte da nossa rotina, fazendo ou não, dietas. Exercitar o corpo ajuda a queimar toxinas assim como beber muita água.
Existem várias regras básicas para uma alimentação saudável de modo a evitar dietas enganosas e radicais:
- Fazer várias refeições ao dia, evitando assim comer em demasia de uma sóvez;
- Não saltar refeições para não cair na tentação de petiscar guloseimas ou snacks calóricos;
- Tomar sempre o pequeno almoço até 1 hora após acordar;
- Ingerir hortaliças e legumes, todos os dias na sopa e no segundo prato, de maneira a diminuir a absorção das calorias ingeridas;
- Consumir fruta, melhor se acompanhada por uma bolacha ou uma tosta, nas refeições intermidiárias;
- Ingerir, preferencialmente, carnes magras como frango, perú...
- Dar prefeência á ingestão de peixe.
Se seguir estas regras não precisará de fazer dietas, mas se ainda assim quiser fazer, consulte primeiro um médico ou nutricionista para a aconselhar!
Commenti